Capela de Nossa Senhora do Rosário – Calvino

Dados do Património
Nome: Capela de Nossa Senhora do Rosário – Calvino

O culto a Nossa Senhora do Rosário, pratica-se à mais de 270 anos, de acordo com as informações prestadas pelo Vigário responsável pela Paróquia do Paião, em 1738, à data concelho de Montemor-o-Velho, e conforme consta nas Memórias Paroquiais de 1758.
Nessa data a invocação a Nossa Senhora do Rosário tinha lugar numa ermida existente no lugar de Atouguia, não havendo ainda qualquer registo sobre o lugar de Calvino. Dizem os habitantes mais antigos que essa ermida se localizava onde hoje se situa a sede da Junta de Freguesia da Borda do Campo.
Sobre a fundação da actual capela no lugar de Calvino, pouco se sabe ainda. Sabe-se apenas que esta já existia em 1891, a julgar pelos autos de demarcação entre os terrenos pertencentes ao logradouro e ao rocio da referida capela e particulares, conforme consta na Acta da Junta da Paróquia do Paião, em 12 de Março desse ano.
Nas actas da referida Junta consta também a decisão tomada favoravelmente em 16 de Agosto de 1903, relativa ao pedido dos povos de Calvino, Sobral e Atouguia, os quais, pretendendo fazer uma reparação importante na Capela de Nossa Senhora do Rosário, no lugar de Calvino, requerem para tal alguma cantaria proveniente da demolição da antiga igreja paroquial do Paião, para fazerem uma porta e duas pequenas janelas.
Em 1985 o coreto até aí existente foi substituído pelo actual, com quermesse, bar e casas de banho no rés-do-chão e palco no primeiro piso.
Ao longo dos anos esta capela tem vindo a ser beneficiada com diversas obras de recuperação, remodelação e ampliação, a última das quais o actual altar, abençoado em 10 de Julho de 2005 pelo Padre Manuel da Silva.